12 de fev. de 2013

Ruth St Denis, Isadora Duncan, Pina Bausch, Martha Graham


Ruth  St Dennis
(20 de janeiro de 1879 – 21 de julho de 1968, EUA)



Uma das pioneiras da dança moderna.
Ficou conhecida por suas apresentações “orientais”. Por seu interesse pelo exotismo e misticismo, St. Denis colecionou através da dança figurinos belíssimos, dentro e fora dos palcos.

 Desde tenra idade foi encorajada a estudar dança, isso incluía aulas de ballet com a bailarina italiana Maria Bonfante. Mas foi em 1892, que começou a sua carreira profissional na cidade de New York.
No ano de 1898, esta jovem bailarina foi descoberta por David Belasco, um produtor da Broadway muito bem sucedido, contratando-a como dançarina de destaque na sua empresa de grande porte.  O interesse dela pelas culturas orientais foi crescendo cada vez mais, principalmente as danças do Japão, da Índia e do Egito.
Uma de suas mais famosas alunas foi Martha Graham*, na escola de dança Denishawn , que mantinha junto com seu esposo Ted Shawn.
Pouco depois de 1900, St. Denis começou a formar as suas próprias ideias sobre a dança baseadas nas técnicas de dramatização da sua formação inicial, suas leituras sobre a filosofia, ciência e histórias das culturas antigas.
A mistura do físico e da divindade nas coreografias de St. Denis a impulsionaram para que ela estudasse várias religiões ao longo da sua vida. Para ela, a dança era um ritual, uma prática espiritual.
Fonte: http://tribalmind.blogspot.com.br/2011/01/ruth-saint-denis.html













Um comentário:

Joyce Martins disse...

Muito saber a respeito dessas rainhas da dança...
é pura inspiração.
http://dancadoventrebellymaniacas.blogspot.com.br/